Pelo o que você é GRATO?
- Paulo Gomes
- 10 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Muito se questiona e reflete a respeito da gratidão, assim como a importância que ela possui na vida de cada um. Sendo assim, ser grato pela vida, pelas conquistas, pelo emprego, dentre outros. No entanto, a experiencia de experimentar a gratidão envolve um sistema complexo de emoções e respostas do ser humano.
No campo da Psicologia Positiva, é um fenômeno extensamente pesquisado, além de sua influência no bem-estar subjetivo. A gratidão é uma experiência de agradecimento em notar e valorizar as coisas da vida, reconhecendo o valor e os aspectos positivos. Ser grato amplia a perspectiva e desenvolve emoções positivas.
É interessante que evidências destacam a influência da gratidão em pacientes com depressão e ansiedade, reduzindo os efeitos dos sintomas apresentados, assim como em pessoas que experimentam o sentimento solidão. Além disso, as intervenções voltadas para o desenvolvimento da gratidão repercutem na satisfação com a vida, afetos positivos, extroversão e enfrentamento de situações de risco e adversidades da vida. Diante disso, vemos que é uma importante ferramenta na promoção da saúde mental.
Em minha prática cotidiana no consultório, gosto de utilizar um livro feito por Martin Seligman e Rashid Tayyab, chamado de Psicoterapia Positiva: Manual do Terapeuta e, com ele realizar uma atividade/desafio para os pacientes. É algo simples e gostaria que você fizesse enquanto lê esse post. Durante a semana, pare e pense ao final do seu dia três coisas boas que aconteceram em seu dia e reflita em cima dessas perguntas:
Por que essa coisa boa aconteceu hoje? O que isso significa para mim?
O que eu aprendi ao dedicar um tempo para nomear essa coisa boa?
Em que aspectos eu ou outras pessoas contribuíram para que essa coisa boa?
Para maiores informações, leia:
Tayyab, R & Seligman, M. (2019). Psicoterapia Positiva: Manual do Terapeuta. Porto Alegre: Artmed.
Gostou? Deixe seu comentário!
Visite o site: https://www.paulogomespsi.com.br/
Siga o instagram: https://www.instagram.com/paulogomes.psi/
Comments